Você sabe usar fio dental? Saiba como fazer uso desta indispensável ferramenta para a higiene bucal

Você sabe usar fio dental? Saiba como fazer uso desta indispensável ferramenta para a higiene bucal

By on Nov 9, 2015 in Notícias | 0 comments

Você sabe usar o fio dental corretamente? Essa é uma pergunta cotidiana na relação entre o dentista e seus pacientes. As respostas são as mais variadas e certamente cada pessoa tem um “jeitinho” de usar o item, que é indispensável para a saúde da boca. Afinal, este alcança onde a escova dental não consegue higienizar, evitando cáries e doenças gengivais, além do mau hálito.

De acordo com a cirurgiã-dentista Letícia Boos, para fazer uso correto do fio dental, deve-se enrolar aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando cerca de dez centímetros entre os dedos. Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deve-se deslizar levemente para cima e para baixo entre os dentes.

fio-dental

– Lembre-se da palavra “levemente”. O uso agressivo do instrumento pode causar danos a gengiva, o que pode, por sua vez, motivar o surgimento da sensibilidade dentinária – explica Letícia.

Depois disso, é preciso passar cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva, sem forçar o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival. A orientação de separar 40 centímetros de fio dental parece exagerada, mas não é. Isso serve para lembrar de utilizar uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

Escrever um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *