Em caso de doenças respiratórias, troque a escova de dentes para evitar novas infecções

Em caso de doenças respiratórias, troque a escova de dentes para evitar novas infecções

By on Nov 9, 2015 in Notícias | 0 comments

No frio, você pode pegar um simples resfriado. Sabia que se isso acontecer, é indispensável a troca da escova de dentes? Fungos e bactérias presentes na boca se alojam nas cerdas, o que pode causar novas doenças. Parece exagerado, mas os odontologistas garantem que existe uma boa possibilidade de isso acontecer.

– É importante trocar de escova após resfriado, gripe, infecção na boca ou dor de garganta. Isso porque os germes podem se alojar nas cerdas da escova e levar à reinfecção. Mesmo se você não esteve doente, fungos e bactérias podem se desenvolver nas cerdas da sua escova, outra razão para trocar sua escova regularmente. Além disso, lembre-se de enxaguar sempre muito bem, para manter limpa, e sempre guardar em local limpo e arejado – explica a cirurgiã-dentista Letícia Boos.

16518791_BG1

Mesmo que nenhuma infecção apareça, existe uma série de problemas que podem se desenvolver a partir do uso de uma escova desgastada. Por isso, a recomendação dos odontologistas é a troca em até 90 dias, mas sempre observando a qualidade das cerdas.

– Uma escova deve apresentar suas cerdas alinhadas e limpas, para garantir o poder de limpeza. Assim que os fios começarem a “escabelar”, é preciso trocar. Um dos principais motivos é que a partir do uso das cerdas desgastadas, existe o excesso de fricção com pressão nos dentes, o que pode causar problemas como a retração gengival – aponta Letícia.

De acordo com a odontologista, para a preservação da qualidade das cerdas por mais tempo, é necessário escovar os dentes aplicando apenas uma pequena pressão, sem o uso de força. Após três meses de uso normal, as cerdas se deformam e as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com equipamentos novos.

Escrever um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *