Higiene bucal começa no berço: é possível prevenir doenças bucais antes do primeiro dente nascer

By on May 15, 2015 in Notícias | 0 comments

A higiene bucal é indispensável, até para quem não tem dentes. É o caso dos bebês que, mesmo sem os dentinhos terem nascido, já devem ter as suas bocas higienizadas pelos pais. A importância dessa medida se dá pela prevenção da proliferação de bactérias que pode ocorrer devido ao excesso de leite que fica estagnado na boca dos pequeninos, causando problemas bucais como a candidíase, mais conhecida como “sapinho”. Além disso, a higiene bucal tem grande importância no estabelecimento do hábito de manipulação da cavidade bucal do bebê, permitindo aos pais efetuar uma escovação de maneira mais tranquila futuramente para prevenir o aparecimento de, por exemplo, cáries de mamadeira. Essas lesões são agressivas, de evolução rápida e geralmente causam dor, podendo destruir os dentes de leite em um curto espaço de tempo. – O procedimento é bem simples. Basta enrolar uma gaze ou fralda umedecida em água limpa e passá-la nas gengivas, bochechas e língua do bebê para remover os resíduos de leite do interior da boca – explica a odontologista Letícia Boos.

A higiene bucal 1 é fundamental, mesmo nos primeiros meses de vida.

A higiene bucal é fundamental, mesmo nos primeiros meses de vida.

Por volta dos seis meses de idade, começam a surgir os primeiros dentinhos. A partir desse período, a fralda é dispensada e deve ser substituída por uma escova de dedo. O nascimento dos primeiros molares (dentes localizados ao fundo da boca) sinaliza que é hora da primeira escova de dentes da criança entrar em ação, lembrando sempre que a escovação deverá ter a supervisão de um adulto.

Para escolher a melhor escova, a dica é verificar na embalagem a idade recomendada para o uso. É imprescindível a adoção das cerdas macias e que tenha uma cabeça pequena, para que seja fácil alcançar todas as partes da boca.

– Torne esse momento divertido. Deixe a criança escovar sozinha, sempre com a sua supervisão, e complete a higienização após a brincadeira. Escove os dentes junto com a criança, pois elas adoram imitar o que fazemos! O correto é supervisionar a escovação até os oito anos de idade – aconselha Letícia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Americana de Pediatria, o uso de creme dental com flúor deve ocorrer desde o surgimento do primeiro dente do bebê. A recomendação deve, no entanto, seguir rigorosamente a orientação quanto à quantidade de creme dental a ser utilizada, que deve ser equivalente a um grão de arroz cru.

Escrever um comentário